terça-feira, 22 de maio de 2012

Só porque a pátria mãe gentil foi estuprada, Me Fuderam com a nota da redação! - Agressividade coerente, esperta, inteligente e saudável.



A professora pediu aos seus alunos uma Redação, Uma "crítica" disse ela...

Se tem uma coisa que tenho orgulho em mim é a expressividade das minhas palavras, de como emprego com coerência um contexto histórico e/ou literário (De meu conhecimento)  em minhas escrituras, de como dou força e sentido,tudo bem, as vezes, sentido, ( Risos ) em meus textos, que gosto de chamar de "Minhas coisas".

Dumbledore. - "Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia."

Uma simples Redação, Uma sala com pouco mais de 30 alunos, menos que 35... Quase um mês se levou para corrigir todas.

Foram corrigidas...

Me senti inferiorizado. De veras aquela sub-nota perturbou-me e não deixei de pensar sobre. Uma simples redação, nível ensino médio, onde a professorinha da o tema com o primeiro paragrafo completo, e eu me FU**... hahaha Mas quem estou pensando que sou? Acho que a minha obsessão pelo Nelson, tudo isso, esta me subindo a cabeça, quem realmente penso que sou? Carlos lacerda, da Graças a Deus falecida UDN? Com suas criticas ferrenhas, vorazes, insanamente ferozes e violentas a Getúlio? DEUS, Quem penso que sou? O Escritor cronista da rede globo de televisão, o fodastico Arnaldo Jabor? 

Já escrevi sobre um critico que me apareceu um certo tempo atras, um crítico bem chato, rabugento e que bota defeito em tudo. Mas, como já disse, compreendo, um crítico que se preze não pode achar nada bom. No máximo correto, caso contrário, ele não é um.
O fato é, que percebi que a Professora de Gramaticá e literatura, também assume-se neste papel, de critico. Ela é de fato uma critica convicta. 



Voltando a redação...

O polemicá dominou-me por completo por culpa desta frase que escrevi:

"E assim, A pátria mãe gentil é estuprada, violentada e sem pudor ético moral tem seus recursos naturais explorados, ABUSADOS." 

Como um jurado desses programas de Reality show onde se procura um cantor, como o "Ídolos" da rede record, não, melhor, como os jurados do "Qual é o seu talento" do SBT. Ela me veio com o seguinte:
- Você escreve bem, mas, SUAS PALAVRAS SÃO AGRESSIVAS, tente suavizar ( Ela escreveu "suaviSar", Se é para criticar...  ) as palavras e não use figura de linguagem.

Depois me veio com:
- Não use a primeira pessoa.

E antes reclamou o fato das minhas "" estarem presentes em demasia, segundo ela. Nem eram tantas assim ( Risos ) ...

E Argumentou também: NÃO USE INTERROGAÇÃO NA CONCLUSÃO!
Para esta frase:

"Será, talvez um dia loteada a nossa querida Amazonia? Ironia? NEM TANTO!"

Será que ficou tão difícil assim, entender o sutil sarcasmo desta frase? Será que fui realmente miserável e infeliz neste texto? Será que ela não viu o ponto de exclamação logo depois da palavra TANTO ? Hein? Hã? NÃO? OH GOD WHY? 

Estas e outras foram as criticas a minha humilde mas, não tão ruim "redação". ( Redação humilde, Opinião de Leão! ) 

Pois bem... Tudo, não passaria de um "recalque" meu em não aceitar a nota medíocre. Porem, um outro aluno sofreu o mesmo, Criticas bastantes semelhantes. O argumento principal da Professora era: ESSA LINGUAGEM ESTA AGRESSIVA. e la se vai um ponto para o beleléu... Não vi a redação de meu colega de classe... mas sei que nela estavam escritas frases inocentemente como: "Os que não sucumbirem a preguiça, terão que trabalhar." e palavras como "vadios"... 

Pois bem... Professora, Entenda...
O tom da crítica pode ser moderado, respeitoso, agressivo, etc.
Assim como eu entendo que os "Críticos", como os críticos em geral - também se tornam objetos de críticas por parte dos "criticados".

Critica, Professora, ao meu ver é ( Creio que estudiosos concordarão. )  um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e/ou negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.
No que me cabe o julgamento da minha tão singela redação, dei-lhe informações e opiniões, e se dei opinião é o obvio ululante que vai estar em primeira pessoa do singular, Quem é o critico? EU! LOGO... Quem critica sou EU, quem opina sou Eu.

Quero deixar claro que, não estou por detratar o trabalho da professora, Vale muito a pena deixar grifado, em negrito e em letras maiusculas que, ELA É UMA EXCELENTE PROFESSORA! Apenas acho, que, foi cometido o "delito", um equivoco com meus pontos. ( Dramatizei, Risos. )
No final das contas, de toda essa Resenha-crítica abobalhada, sabemos que,
É um toma lá da cá.

eu critico
tu criticas
ele/ela critica
nós criticamos
vós criticais
eles/elas criticam.


2 comentários:

  1. O Sistema Educacional é... bem um sistema, que serve para formar os cidadãos e a classe trabalhadora, as escolas são fábricas de operários. Horários, uniformes, metas a cumprir, obediência hierárquica, tão difícil entender que escola não é lugar de criatividade?

    Uma Redação escolar e para concursos, deve ser clara e obedecer várias regras, tanto de forma quanto criativas. A Prof está certa em tentar corrigi-lo. A Srª tava certa em fazer um texto realmente crítico e criativo. O erro está no sistema educacional alienador.

    Viva a Revolução! Abaixo a Sociedade Burguesa e Capitalista! Jesus está Voltando!

    ResponderExcluir