domingo, 27 de março de 2011

† A VAMPIRA


A VAMPIRA DA VIDA REAL.

Erzsébet Báthory



Erzsébet Báthory (7 de agosto de 1560 — 21 de agosto de 1614)
Erzsébet Báthory OU Elisabete ou Isabel Báthory foi uma condessa húngara da renomada família Báthory que entrou para a História por uma série de crimes hediondos e cruéis que teria cometido, vinculados com sua obsessão pela beleza. Como consequência, ela ficou conhecida como "A condessa sangrenta" e "A condessa Drácula".




Diz-se que certo dia a condessa, já sem o frescor da juventude, estava a ser penteada por uma jovem criada, quando esta puxou os seus cabelos acidentalmente. Erzsébet virou-se para ela e espancou-a. O sangue espirrou e algumas gotas caíram na sua mão. Ao esfregar o sangue, pareceu-lhe que estas a rejuvenesciam. Foi após esse incidente que passou a banhar-se em sangue humano. Reza a lenda que, em um calabouço, existia uma gaiola pendurada no teto construída com lâminas, ao invés de barras. A condessa se sentava em uma cadeira embaixo desta gaiola. Então, era colcoado um prisioneiro nesta gaiola e um guarda espetava e atiçava o prisioneiro com uma lança comprida. Este se debatia, o que fazia com que se cortasse nas lâminas da gaiola, e o sangue resultante dos cortes banhava Erzsébet.


A lista de vitimas mortas pela a Condessa sangrenta passa de 600.


Madame Bathory era mais rica que o próprio rei mathias II. Por causa disso, quando chegaram noticias do que estava ocorrendo no castelo da condessa, o rei decidiu atuar de imediato, motivado ate por razçoes econômicas ( ou despeito ). Consideraram Bathory culpada de bruxaria e todas a suas posses passaram diretamente a serem do rei.


Erzsébet Báthory acbou sendo condenada a prisao perpetua no castelo de Esei. Morreu aos 54 anos.



Em 2008, foi filmado Bathory, com direção de Juraj Jakubisko e escrito por John Paul Chapple (diálogo) e Juraj Jakubisko (roteiro), sendo este uma produção da República Tcheca. O filme romantiza a história da condessa, assim como lança algumas possíveis explicações para as lendas que surgiram sobre Erzsébet. 


  A história acontece em uma parte do Reino da Hungria, hoje Eslováquia. Seu tio era o rei de um território hoje pertencente à Polônia, e sua família era famosa por defender o país contra os invasores turcos. Altamente educada, ela sabia ler e escrever em quatro línguas, e se interessava por astronomia e outras ciências. Ela era muito independente, supervisionava os negócios e a defesa do marido durante seu tempo de serviço na guerra. Ficou famosa por matar muitas mulheres jovens, porque – segundo a lenda – ela achava que tomar banho no sangue delas preservaria sua juventude. Finalmente, quando a autoridade real a investigou, ela foi trancafiada em seu castelo, onde morreu três anos depois.








SEGUE-SE O TRAILER




FIKDIK*

Nenhum comentário:

Postar um comentário