“Pensei no que seria de mim se nunca mais te visse. E o mundo ficou vazio de repente... Porque se eu te conheço há poucos dias, Margherite, há dois anos que eu te amo..."
Romance Francês, Escrito por Alexandre Dumas Filho.
Ela sofreu e, por amizade pura, resolveu desistir de mim. Depois me disse que a amizade verdadeira sabe desistir. Mas eu não desistira. E houve um dia que telefonei de novo para ela. Enquanto isso, nós "trabalhávamos" no perigo da amizade desfeita. Nós nos vimos. E agora está muito, muito melhor. Estamos simples.... (Clarice Lispector)
O pior do idiota é que ele é algo inevitável, vai estar sempre na sua frente. Está tal Flora, eu a conheci no trabalho, local onde perdemos metade de nosso dia, isto é, se você estiver num bom emprego. No final do mês ganhamos uma merreca, como recompensa, temos o nosso pão com ovo de todos os dias, aquele ovo onde a gema escorre em nossa boca, (se é que você me entende). Não vou aqui me ater à instituição trabalho, que ganhou este nome de uma maquina de tortura. Alias é sem sentido alguem dizer a origem do nome trabalho, é obvio ululante que veio da tortura, estamos sendo torturados todos os dias, em algum trabalho, que no final das contas é inútil. Sei que alguns irão berrar, irão até me crucificar e diram, se você é inútil não vá pensar que os outros são. O meu raciocínio é muito simples, se somos bilhões de habitantes e todos fazem algo útil, por que no fim das contas não temos resultado? Cadê o resultado global de tanto esforço? Eu só consigo ver intrigas, traições, roubos, violência, homicídios, miséria, desigualdade, injustiça, lentidão e falta de solução. Vão dizer que pertenço a turma de que isto não tem jeito ou do famoso deixa disto. Não é isto, eu vejo sim um futuro melhor, mas primeiro precisamos reconhecer a inutilidade global em que estamos nos afundando.